App da Pet Bunny e Cia Revista

PBC Revista
Powered by Conduit Mobile

Pet Bunny e Cia Revista - Edição 8

A primeira revista especializada em coelhos do Brasil!

Revista Pet Bunny e Cia

Primeira revista virtual especializada em coelhos do Brasil - EDIÇÃO ESPECIAL DE NATAL

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Despreparo dos profissionais

Visitando um blog muuito interessante (http://www.adoteumorelhudo.com/db/?s=m&c=100)li esse caso e resolvi postar aqui, como uma forma de ilustrar o despreparo dos profissionais que se intitulam especialistas em silvestres:

Esse coelhinho é o Zorrinho, amiguinho do Frodo (que está entre os anjos). Sua maezinha humana, a Mara Vanessa, entrou em contato comigo para contar a historia do seu coelhinho: "Oi, pessoal! Estou muito triste e preciso muito de um help de vocês. Seguinte: quando meu coelho caçula era bem novinho (eu o comprei saindo do berço em uma loja de pets), notei que o nariz dele era um pouco altinho. Levei- ao veterinário e ele disse que era uma coisa normal, que ele deveria ter batido o nariz em algum lugar. Ok. Hoje, um ano depois, ele está crescido e saudável, mas de repente, muito de repente, quando fui dar uma afagada nele, percebi que tinha algo estranho no nariz. Aquela coisa alta tinha crescido. Levei-o novamente em outro veterinário e ele disse que o coelho estava com Mixomatose e que não entendia como meu coelho ainda estava vivo, pois disse que isso não tem cura e recomendou que eu o deixasse para sacrifício. Andei procurando na internet do que se trata essa doença, e constatei que meu coelho não teve secreção dos olhos e nem atravessou qualquer outro estágio descrito nos sintomas. Ele apresenta apenas essa espécie de ''tumor'' no nariz. Não quero acreditar e nem aceitar o sacrifício do meu coelho. Tem alguma coisa que eu possa fazer por ele? Estou enviando duas fotos de como o nariz dele está. É isso mesmo (Mixomatose)? Os profissionais daqui, pelo menos os que visitei, são tão insensíveis.... :( MUITO OBRIGADA pela ajuda! Mara Vanessa" Graças a uma veterinária italiana, Marta Avanzi, que respondeu ao apelo da Mara, Zorrinho nao precisou ser sacrificado, porque na realidade apresentava apenas um tipo de sarna chamada "sarcoptica", que deve ser tratada com ivermectina simplesmente. A Mara procurou um outro veterinário levando junto o nome do remédio e o Zorro hoje está muito saudável, vivo e feliz! Veja as fotos de antes e depois. Voce que tem um coelho, cuidado com diagnósticos errados. Procure sempre profissionais quem entendem de coelhos e nunca é demais uma segunda opinião.



















Já falei sobre isso no outro blog (Um Novo Tempo) e é lamentável que existam "profissionais" tão despreparados, meu Deus!!
Meu Tuig é acompanhado por um ótimo profissional, já fui em outros e vi os absurdos, faltei sair correndo!! Apesar de confiar em Dr. André, sempre faço minhas pesquisas sobre qualquer problema que se apresente no meu pequeno, ou sobre as medicações prescritas. Coelhos são relativamente incomuns como pet no Brasil, por isso, acredito eu, não existam muitas pesquisas a respeito deles, a desinformação é grande, as contradições também e os proprietários totalmente perdidos, sem saber o que fazer.
Teve um veterinário que me disse que coelhos não são pra ser criados como pet, que ninguém devia tê-los. Fiquei tão horrorizada... posso estar enganada, mas nas minhas leituras de sites estrangeiros se lembro bem, coelhos estão em terceiro lugar como pet nos lares americanos. Claro, os outros são cães e gatos. Hamsters também tem o seu lugar. E falando em EUA, cada vez mais eles tem optado por pets nada convencionais, assim como também no Brasil, vide hedgehog, (ouriço), ferret (furão), prairie dog (cão da pradaria), um urso, raccoon, etc.
Isso siginifica, que os veterinários precisam acompanhar essas novas tendências e se especializarem de fato em silvestres antes de colocarem uma placa na frente dos seus consultórios. Por isso, que faço questão de alertar sempre que posso sobre essa questão em meus blogs, e também coloco as minhas experiências com Tuig, para ser mais uma referência para os pais e mães de coelho, que de repente, podem se deparar com um profissional desse, que sugira o sacrifício alegando que o problema de saúde não tem mais jeito.
Senhores veterinários!!! Vamos ter mais responsabilidade!! Por favor!!

Um comentário:

  1. Aqui onde moro é difícil achar um veterinário que cuide de coelhos e pequenos roedores.

    ResponderExcluir